quarta-feira, 15 de maio de 2013

ENEM 2013


Enem 2013 inicia inscrições

A partir de hoje, dia 13 até dia 27 de maio estarão abertas as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os alunos que estão concluindo o ensino médio na rede pública terão isenção da taxa de inscrição, no valor de R$ 35,00. Também poderá solicitar a isenção do pagamento de inscrição o candidato que preencher a declaração de carência, desde que preencha os itens previstos no edital.

As provas serão realizadas nos dias 26 e 27 de outubro de 2013, a partir das 13 horas (horário de Brasília). No primeiro dia de aplicação do Enem, os candidatos farão questões de ciências humanas e ciências da natureza. No segundo dia, serão aplicadas as questões de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática.

As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, no site http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricaoEnem
. Serão obrigatórios os documentos pessoais CPF e o número do documento de identidade, não sendo aceitos documentos de terceiros. Também deve ser informado uma conta de e-mail válida, para envio de informações ao candidato. Para os alunos do Câmpus será disponibilizado um computador para a inscrição na sala da Copese, localizada no prédio principal, ao lado da recepção.

O candidato que tiver interesse, poderá utilizar seu rendimento do Enem e solicitar sua certificação do nível de conclusão do ensino médio. O IFSULDEMINAS – Câmpus Inconfidentes é uma instituição certificadora. Para pleitear essa certificação, o candidato deve ter 18 anos, ter atingido o mínimo de 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento do exame e ter atingido o mínimo de 500 pontos na redação.

A expectativa é de que seis milhões de estudantes se inscrevam no exame. "Mas é fundamental que além de se inscrever, o aluno faça as provas. Afinal, além de ser um excelente instrumento de aferição de conhecimento, o Enem possibilita o acesso a vários programas educacionais do governo", destacou o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, em entrevista coletiva na qual foram anunciadas as novas regras.

Dentre os programas educacionais, destaca-se o SiSU (Sistema de Seleção Unificada). Através da sua inscrição nesse programa, o candidato poderá concorrer às vagas das universidades públicas de todo país, a partir do seu coeficiente de rendimento obtido na avaliação do Enem. O Câmpus Inconfidentes reserva 70% das suas vagas, ou seja, mais de 150 vagas disponíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário